815



Apercebi-me, há uns meses, por mero acaso, de que dois anos de imagens deste espaço tinham desaparecido, com o encerramento do serviço gratuito de alojamento de páginas pessoais do SAPO. Mais de 400 ilustrações viram-se transformadas em buracos no ecrã.
Pela mesma altura, mais coisa menos coisa, o Google decidiu migrar os álbuns alojados no Picasa Web para o seu novo serviço de Fotos. A meio desse processo, uma experiência mal sucedida alterou-me as ligações a um álbum inteiro: mais 400 imagens ficaram órfãs.
Desanimei. Podia não me importar, deixar a coisa assim mesmo, como se não tivesse dado por ela, mas dou muito valor à História, e este blogue, para o melhor e para o pior, tem uma.
Comentei o meu desânimo com um amigo, disse-lhe que estava na altura de encerrar o Diário de Bordo, mas ele mostrou-se triste, que estava habituado a passar por aqui todos os dias, que ia sentir a falta.
Fui vasculhar os arquivos, percebi que tinha cópias de todas as imagens e avaliei a possibilidade de as repor, uma a uma. Comecei aos poucos, um bocadinho de tempo livre aqui, outro ali. Fui aproveitando para reler entradas antigas, redescobri pormenores de que já nem me lembrava, relembrei pessoas, antigos alunos (por onde andarão agora?) que contribuíram com tempo e imaginação, revivi situações, revi lugares, e percebi que ainda gosto de andar por aqui.
Terminei hoje a empreitada. Se não houve enganos, todas as ilustrações foram repostas. Não que valham grande coisa, sobretudo com a redução de qualidade imposta pelo novo serviço, mas sempre fica o espaço mais animado.

Sem comentários: