Colecções (XVII)

Já expliquei o processo, aqui, e exemplifiquei aqui e aqui, mas vou retomar a questão, com mais um exemplo prático.
Fotografei uma porque achei o nome delicioso, imperdível:


Mérida (Espanha), Março de 2010

Outra, porque estranhei a designação pouco usual da artéria, de sotaque tão raiano:


Campo Maior, Fevereiro de 2011

Depois, porque achei graça à redundância:


Campo Maior, Fevereiro de 2011

Acabei por perceber que o fenómeno não era assim tão raro, que a duplicação como que serve um propósito de confirmação histórica. Mas não deixo de achar graça a ver como se sobrepõem diferentes épocas e estilos:


Campo Maior, Fevereiro de 2011

É curioso ver como uma mesma rua pode ser identificada por sinais esteticamente tão diferentes. Não sei se andei distraída todos os meus anos de viajante, mas fiquei com a impressão que, na maioria das cidades que visitei, as vias públicas são identificadas por placas padronizadas, comuns a toda a cidade (ou mesmo a todo o país), geralmente simples e perfeitamente identificáveis com a função que desempenham. Em Portugal, é normal encontrar estilos totalmente diferentes, de localidade para localidade, dentro de uma mesma localidade e até na mesma rua. Apesar do interesse que o facto possa ter para o turista ou para o coleccionista, interrogo-me sobre as consequências que tamanha variedade poderá ter para a descodificação.
(Outra dúvida que se me coloca é se, depois de espiolhar em busca de placas do ACP, cataventos, azulejos e outras decorações murais, arte de rua, marcos fronteiriços, vistas específicas e placas hodonímicas, ainda me sobrará, verdadeiramente, tempo suficiente para desfrutar os passeios.)
Há muita matéria coleccionável nos hodónimos: ruas com datas, vias públicas com nomes determinados (República, Liberdade, Cândido dos Reis, Eça de Queirós), todas as ocorrências de Rua Direita, sei lá eu (podem encontrar-se ideias interessantes aqui e aqui). De momento, só me interessa a variação na forma e no estilo das placas, e algum nome que ache mais interessante. Tenho já um conjunto relevante, que aqui irei divulgando.

Sem comentários: