Memorial Bridge


Portsmouth (New Hampshire, E.U.A.), Agosto de 2001

Sou uma sentimental, já o sei há muito tempo, e fui novamente confrontada com esse facto ontem, enquanto escolhia uma ponte para mostrar aqui. É que, ao pesquisar sobre uma das minhas favoritas, a primeira que me lembro de ter fotografado compulsivamente, descobri que já não existe, que foi demolida há uns meses. E fiquei triste, pois fiquei.
Lembrei-me das tardes quentes de Verão, durante uma forte onda de calor que assolou a Nova Inglaterra, em que eu, depois de explorar a pé a cidade, ia descansar e apanhar ar fresco para a margem do rio Piscataqua (achava eu que era o nome mais estranho que por ali havia de encontrar), no Prescott Park, de onde via o tabuleiro central da ponte levantar e baixar, ao som da sineta. E afeiçoei-me a ela, pronto.



Contudo, ao que parece, aos noventa anos, a Memorial Bridge cedeu à ferrugem e deixou de oferecer segurança. Foi incluída na lista de 2009 do património histórico em perigo, mas, mesmo assim, depois de várias intervenções de emergência, verificou-se que havia danos estruturais demasiado sérios e foi decidido demolir a ponte e construir uma nova (é de referir que por ela passava uma importante estrada nacional, a US 1). As obras de demolição começaram em Fevereiro e foram amplamente fotografadas e divulgadas (por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) por muitos habitantes locais, que, ao contrário de mim, não mostram sentir o coração apertado (não é bem assim, houve muitos que se foram despedir, um com gaita-de-foles e tudo). Eu sou uma romântica incurável, pronto, e a imagem do tabuleiro central a ser transportado para fora da cidade (mais propriamente, para a sucata, em Boston) tocou-me.


Miniaturas de fotografias encontradas aqui

A inauguração da nova ponte (muito parecida com a original) está prevista para Julho do próximo ano.
E já que falo de Portsmouth e de pontes, deixo aqui duas imagens de uma outra, a Piscataqua River Bridge, fotografada pelo meu irmão, quando por lá passou, em Outubro de 2006:




Duas fotos de Nuno Fadigas

Sem comentários: