Fontes de Alegrete




Fonte Nova, Alegrete (Portalegre), Maio de 2014

Encontrei a Fonte Nova (1824), há dois anos, num passeio por Alegrete. Fotografei-a, já nem sei porquê, que na altura os chafarizes não me despertavam grande atenção. Talvez o interesse tenha despontado aqui, mas depressa se perdeu, porque já nem das fotos me lembrava. Reencontrei-a há dias, enquanto procurava outra coisa qualquer. Na mesma altura, reparei que também tinha apanhado a Fonte da Carreira, mas de forma parcelar.




Fonte da Carreira, Alegrete (Portalegre), Maio de 2014

Foi então que percebi que o que me tinha prendido a atenção foram a inscrição e a placa de homenagem. Por isso não tenho a imagem completa da fonte, que tive de ir buscar a outro lado, nomeadamente ao blogue Portugal Cristalino, de José Manuel Amaral:


Fonte da Carreira, Alegrete (Portalegre), Maio de 2016
(pormenor de imagem retirada daqui)


Apercebi-me igualmente da variabilidade cromática dos monumentos de Alegrete, que eu já tinha documentado aqui. Ao que parece, em cada restauro da pintura, muda a cor dos contornos: já os conheci azuis e amarelos; este fim-de-semana, vi uma foto da Igreja Matriz e da Torre do Relógio com os contornos, aparentemente, vermelhos! Tenho de tirar isso a limpo.

Sem comentários: