#TBT: Beira Alta 1999


Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira, Junho de 1999


Casa e chafariz (datado de 1947), na Praça de Santa Maria, Celorico da Beira, Junho de 1999

A bem dizer, não tenho praticamente qualquer recordação de Celorico. Metemos lá o nariz, de fugida, numa das nossas excursões a partir da Guarda. Não foram muitas, não consigo já precisar se duas ou três, entre 1998 e 1999, mas lembro-me (e as fotografias recordam-mos) dos lugares que visitámos: Covilhã e Serra da Estrela; Salamanca, Ciudad Rodrigo e La Alberca; Sortelha e Sabugal; Almeida e Castelo Mendo (ou seria Castelo Bom? ou os dois?); Celorico e Linhares da Beira. Descendo um pouco mais, até ao distrito de Castelo Branco, já não me lembro em qual das voltas, explorámos, também, Belmonte. Tudo muito bonito.
De registos fotográficos, o que aqui está é tudo o que se aproveita.
Já agora, cumpre dizer que o Castelo do Sabugal foi classificado como Monumento Nacional, em 1910. O de Sortelha, também, mas só lhe apanhei um pouco das ameias. E, apesar de não estarem aqui retratados, também são Monumento Nacional as Muralhas da Praça de Almeida e os castelos de Celorico da BeiraCastelo Mendo e Castelo Bom. E Belmonte também está bem servido de Monumentos Nacionais. Na prática, foram uns passeios muito culturais, nada que eu não soubesse.
Olhando para as poucas fotografias que guardei, fico com vontade de lá voltar, armada com tecnologia digital e um rol de motivos coleccionáveis a procurar. Ia fazer cá um estrago nos meus equipamentos de armazenamento! Mas fica longe, e, tirante a atracção pelo passeio e pelo património, não há nada que me ligue à Beira Alta, fora de Viseu. Da Guarda, saí em Julho de 1999, sem sequer olhar para trás. A última vez que a vi, sobranceira, foi em Maio de 2011, da auto-estrada, no caminho entre Portalegre e Viseu.


Sortelha, Abril de 1999


Sabugal, Abril de 1999

Sem comentários: