Volare


Rio Tibre, entre Lido di Ostia e Fiumicino (Roma, Itália), Junho de 2014

Sou uma rapariga que gosta de vistas, pelo que sempre preferi janela a coxia. Desde que passei a fazer o check-in online, não perco uma oportunidade de escolher um lugar que me permita desfrutar da paisagem exterior, mesmo que limitada pelas nuvens.
Gosto de ver os contornos, lá do alto, as diferentes composições definidas pelos terrenos agrícolas, e de tentar, depois, identificar os lugares que sobrevoei, através da comparação com mapas e imagens de satélite. É sempre emocionante encontrar correspondências entre as imagens oficiais, fixas e identificadas e as minhas vistas, anónimas, mas reais, a passarem, sem o saberem, debaixo dos meus pés.
Ainda me lembro da primeira vez que fui a Paris e vi, ao longe, da auto-estrada, o cimo da Torre Eiffel: não contive uma exclamação ("Olha, existe mesmo!") que deixou a minha professora com os olhos arregalados ("Claro que existe! O que é que pensava?!"). Era uma discussão filosófica complexa, pelo que fiquei por ali, deixando-a pensar que eu era tola. É que entre existir nos livros e postais ilustrados e entrar pelos meus olhos e na minha vida vai uma distância ontológica que para mim é muito grande. É como conhecer pessoalmente indivíduos que antes só viviam nos meios de comunicação. Aconteceu-me o mesmo quando, pela primeira vez, reconheci os contornos da costa portuguesa, tal qual como nos mapas, mas agora acessível para mim, lá do alto ("Planet Earth is blue and there's nothing I can do": acho que o Major Tom me perceberia muito bem).
A viagem entre Pisa e Roma durou cerca de 50 minutos, sobrevoando, maioritariamente a costa. Nos momentos de céu limpo e de menor altitude, consegui distinguir, sequencialmente, as zonas de Coltano, Rosignano Solvay, Marina di Cecina, San Vincenzo, Civitavecchia, Santa Marinella, Lido di Ostia Levante e as curvas do rio Tibre, a separar Lido di Ostia e Fiumicino.




Coltano (Pisa, Itália)


Rosignano Solvay (Livorno)


Marina di Cecina (Livorno)


San Vincenzo (Livorno, Itália)


Civitavecchia (Roma, Itália)


Riva di Traiano, Civitavecchia (Roma, Itália)


Santa Marinella (Roma, Itália)


Lido di Ostia Levante, Roma (Itália)


Rio Tibre, junto ao Lago de Trajano, Fiumicino (Roma, Itália)

Sem comentários: